segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Vamos Começar a Corrigir?

Em tópico anterior, intitulado de “Corrigindo a História”, disse eu que, em meus mais de dez anos de pesquisas, havia notado que havia incongruências, omissões e, mesmo, erros na tradicional historiografia escrita mimosense.

Na ocasião, assim me exprimi:
Comecei a reparar que havia alguns equívocos na historiografia mimosense assim que iniciei minhas pesquisas em fontes primárias. Muitos erros e/ou omissões são apenas pontuais, não interferindo muito no desenvolvimento da nossa verdadeira história. Alguns outros são mais relevantes, transformando um equívoco ou uma construção fictícia em realidade que muda a essência dos fatos históricos.
Cito um exemplo do primeiro caso, um erro apenas pontual, mas que é, do ponto de vista do pesquisador, erro grosseiro. Nas primeiras eleições realizadas em Mimoso do Sul pós-1930, a historiografia local dizia que o candidato vencedor - Pedro José Vieira - era do PL (Partido da Lavoura). Verifiquei que Pedro Vieira era de outro Partido, e que o candidato do PL havia sido derrotado. Guardadas as devidas proporções, seria como se um historiador, quarenta anos no futuro, escrevesse que o vencedor das eleições presidenciais de 1994 havia sido Fernando Henrique Cardoso, do PT (Partido dos Trabalhadores)...
Desse modo, sempre pautado em documentos primários, comecei à desmistificar certas realidades históricas que eram tratadas como fatos incontestes.


Logo iniciaremos as nossas “correções”. Não é minha intenção questionar a competência e/ou seriedade das pessoas que produziram, ou reproduziram, os “erros históricos”, sejam esses relevantes ou não. Se o fizeram, certamente foi com a melhor das intenções, pois estavam imbuídos com o nobre espírito da preservação e resgate de nossa memória e história. Apenas usaram os elementos que possuíam em mãos. Não intenciono ferir susceptibilidades e egos, mas fato é que não podemos nos omitir quando temos em nossa posse documentos comprobatórios que corrigem equívocos, desmistificam fatos e emergem omissões. Acredito que é dever do pesquisador corrigir quaisquer fatos ou acontecimentos, importantes ou irrelevantes, pois é importante que as corretas informações e fatos venham à tona, e sejam registradas para a posteridade.

Vamos começar a corrigir?

Gerson Moraes França

Nenhum comentário:

Postar um comentário