terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Em 1955, Limeira do Itabapoana ainda estava lá

Abaixo segue um mapa de parte do Município de Campos, datado de 1955. Esse mapa foi publicado na "Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VI, IBGE, 1958, p. 148", e está disponível in totum no site Estações Ferroviárias do Brasil referente à Estação da referida cidade.
.
Reparem bem em cima, um pouquinho para a direita, na margem do rio Itabapoana, pertinho da Pedra do Garrafão (que hoje dá nome à usina hidrelétrica recém construída): sim, lá está Limeira!
.
Nessa época, o Povoado já estava em franca decadência, e receberia o golpe final poucos anos depois quando da implementação da política de erradicação do café, que acarretou uma grande emigração e fez decrescer a população da grande maioria dos distritos e pequenos povoados da bacia do Itabapoana. No lado do Espírito Santo, por exemplo, na época que o presente mapa foi confeccionado, só haviam ruínas da "Limeira capixaba", conforme atesta Olympio José de Abreu na "Ligeira Notícia Histórica sôbre Mimoso do Sul", publicada em 1951.
.
Nos mapas em escala 1:50000 feitos pelo mesmo IBGE em 1968, Limeira não aparecia mais como núcleo existente. Só restavam as ruínas engolidas pelo mato e por sedimentos; as mesmas ruínas que, erroneamente, então sendo agora confundidas como sendo da quinhentista Vila da Rainha.
.
Gerson Moraes França
Clique no mapa para ampliar a imagem

2 comentários:

  1. Ouvi do senador Marco Maciel, citando um historiador francês cujo nome não guardei, que "todo evento, antes de ser histórico, é geográfico". As coisas acontecem em um determinado lugar e, por várias razões por vc expostas a Vila era, realmente, próximo ao mar, na foz do rio. Não sei porque a dúvida persiste

    ResponderExcluir
  2. Se observarmos o padrão de locais de construção de povoados,etc. naquela época, observamos que a grande maioria era construído em locais que podia fornecer algum abrigo do mar aberto, mas não tão longe do mar como Limeira se encontrava.
    É só pesquisar.

    ResponderExcluir