terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ruínas da Vila da Rainha - Aires de Casal e Couto Reis estiveram lá

Lá vou eu, novamente, com esse assunto de Vila da Rainha... sei, já deve estar enfadonho, mas esse post é bem curtinho. São duas citações, feitas por duas pessoas que, entre o final do século XVIII e início do XIX, estiveram da região da Enseada do Retiro, onde encontraram as ruínas VERDADEIRAS da VERDADEIRA Vila da Rainha.
.
.
A primeira é uma reprodução de pedaço do relatório escrito pelo Capitão Manoel Martins do Couto Reis em 1785, intitulado pomposamente de "Descrição Geográfica, Política e Cronográfica do Distrito dos Campos Goitacás que por Ordem do Ilmo e Exmo Senhor Luiz de Vasconcellos e Souza do Conselho de S. Majestade, Vice-Rei e Capitão General de Mar e Terra do Estado do Brasil, etc se Escreveu para Servir de Explicação ao Mapa Topográfico do mesmo Terreno, que debaixo de dita Ordem se Levantou. Rio de Janeiro":
.
"(...) Eu refletindo bem nesta notícia, me propus a indagar os vestígios dela; com pouca diligência os achei, e principiam mesmo chegado as mós; e é um valado profundo entre o combro do mar e a terra firme, que vai fenecer na gamboa, que forma o Cabapuana: é natural que por ali encanassem as águas do rio. Subindo-se uma pequena eminência deste lugar, entre densos matos, se encontram resíduos de paredes e telhas, que mostram haver ali antigamente algum estabelecimento que o tempo consumiu." (1)
.
.
A segunda é uma reprodução de uma pequeno trecho da obra "Corografia Brazilica ou Relação historico-geografica do Reino do Brazil", escrita pelo Padre Manuel Aires de Casal e publicada em 1817, e que foi o primeiro livro editado no Brasil:
.
"(...) porque junto à extremidade duma baía no lado meridional do Cabapuana, mui perto da praia do mar, existem duas mós de pedra européia com alguns resquícios de povoação; e entre os moradores da visinhança há tradição, que fora ali a morada de Pedro Góis."
.
.
Após as inúmeras matérias aqui colocadas anteriormente, e depois de ter mais dois "advogados de nossa causa" antigos, que estiveram nas verdadeiras ruínas da Vila da Rainha, na Enseada do Retiro, próximo ao mar, só me resta dizer mais uma vez:
- Pesquisadores do Museu Nacional / UFRJ, parem de teimar sem fundamento!
.
.
Gerson Moraes França
.
.
.
(1)
Citação retirada do brilhante trabalho escrito pelo historiador Arthur Soffiati,
tratando sobre a Vila da Rainha, disponível no seguinte site:
Em 15/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário