terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Teonilo de Souza - um herói mimosense

Neste ano que vai acabando, “comemorou-se” os setenta anos do início da Segunda Guerra Mundial. Esse conflito, que durou seis anos e no qual perderam a vida cerca de setenta milhões de pessoas em todo o mundo, acabou envolvendo diretamente o Brasil: em 1942, após ter mais de trinta embarcações torpedeadas, nosso país declarou guerra à Alemanha. O Brasil enviou tropas para lutar na Europa, mais especificamente na Itália, em 1944.

Pouco mais de 25 mil brasileiros (entre combatentes e não combatentes) foram remetidos à Itália, integrados à 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária, que depois ficou conhecida como FEB (Força Expedicionária Brasileira). Quase três mil homens da FEB foram feridos em combate, e perderam a vida cerca de 450 brasileiros.

Doze capixabas foram mortos na campanha da Itália, dentre eles um mimosense. Esse herói nascido em Mimoso do Sul foi enterrado no cemitério militar brasileiro em Pistoia/Itália, juntamente com as centenas de brasileiros mortos na guerra. Em 1960, seus restos mortais e os de seus companheiros foram trazidos de volta ao Brasil, transferidos para o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, onde descansa até hoje.

Sim, caro leitor. Um mimosense verteu seu sangue na luta contra o nazi-fascismo. Esse mimosense, que lutou bravamente na Itália e deu sua vida pela nossa pátria, curiosamente, não recebeu nenhuma homenagem em seu torrão natal. Em São Paulo, esse mimosense foi homenageado dando seu nome a uma rua da capital paulista; mas, em Mimoso do Sul, não há nem um logradouro, praça, ou mesmo uma pequena plaquinha, homenageando-o.

Seu nome era TEONILO DE SOUZA.

O soldado Teonilo de Souza partiu para a Itália no 1º Escalão da FEB, composto por pouco mais de cinco mil homens, saindo do Rio de Janeiro em 02/07/1944 e chegando à Nápoles em 16/07. Pertencia ao III Batalhão do 6º Regimento de Infantaria (o Regimento Ipiranga, de Caçapava/SP). Esteve junto das primeiras tropas brasileiras que entraram na Linha de Frente em Vada-Ostedalettoe, no vale do rio Sercchio, em 15/09. Seu Batalhão entrou em posição inicialmente na reserva, passando para a primeira linha em 17/09.

O III Batalhão tomou parte em diversas batalhas no setor do Sercchio, conquistando várias vitórias, como Camaiore, Monte Prano e Barga. Após 45 dias na linha de frente, o seu Batalhão foi enviado para Porreta Terme, no setor do Rio Reno. Entre os dias 04 e 21/11 ficaram posicionados nessa cidade, em descanso, embora os bombardeios alemães fossem freqüentes. No dia 22/11 entraram novamente em linha, para participarem do que seria o primeiro ataque brasileiro às posições alemãs em Monte Castelo.

Teonilo participou desses primeiros combates, travados nos dias 24 e 25/11. A resistência alemã foi tenaz, e os brasileiros tiveram que recuar para a sua linha de partida. Nessa ocasião, o soldado Teonilo teve atuação destacada, recebendo elogios do comandante do Batalhão, Major Silvino Castor da Nóbrega. No dia 26, nova investida foi suspensa devido ao grande número de baixas que as defesas alemãs provocaram nas tropas brasileiras.

No dia 29/11 foi lançado novo ataque contra Monte Castelo. O seu Batalhão continuou em suas posições, na região de Bombiana, durante a investida levada a efeito neste dia por dois outros Batalhões. E foi nesse dia que o soldado Teonilo de Souza, nascido em Mimoso do Sul, perdeu a vida. Morto em ação, em Monte Castelo, no dia 29 de novembro de 1944. Após mais esse revés, o III Batalhão do 6º RI seria retirado da linha de frente por alguns dias. Seriam necessários mais dois ataques (12/12/44 - mal sucedido, e 21/02/45 - vitorioso) para que os brasileiros tomassem o Monte Castelo.

Esse herói mimosense, que morreu pela pátria, foi agraciado com as Medalhas de Campanha, a Sangue do Brasil e a Cruz de Combate de 2ª Classe. E, em Mimoso do Sul, o soldado Teonilo de Souza ainda permanece esquecido.


Gerson Moraes França


FONTES -
Informações sobre Teonilo de Souza:
http://www.anvfeb.com.br

Informações sobre o III Btl / 6º RI: http://www.2guerra.com.br

Um comentário:

  1. Morasse sua família em Mimoso do Sul e fossem muitos, certamente já teria sido homenageado de alguma forma. Ou então, é porque ninguem sabe mesmo de sua existência, o que é uma pena.

    ResponderExcluir