segunda-feira, 31 de maio de 2010

Futebol e História - II

Por que escrevi o post anterior?

Bom, quando se juntam a paixão por história e a paixão por futebol, obviamente que nasce aí algo como uma paixão pela "história do futebol". Como minhas pesquisas mais aprofundadas no campo da história capixaba só começaram a partir de 1997, exatamente na época que minha "loucura insana" por futebol estava em crescente declínio, acabei tendo um período que vai mais ou menos de 1997 a 2001 onde eu pesquisei muito a história do futebol no nosso Estado. Dias atrás, lendo um de meus "caderninhos de pesquisa", deparei-me com várias anotações que fiz sobre futebol espírito-santense.

Essa também foi a época que comecei a tomar contato com a Internet; primeiro na Universidade, a partir de 1998, e depois na Prefeitura de Vitória, onde trabalhei de 2000 a 2005. Só tive computador com internet em casa no ano de 2001, usando aquelas conexões discadas, depois da meia-noite, porque cobravam apenas um pulso; que alegria era escutar aquele barulhinho de quando se estabelecia a conexão!

Pois saibam vocês que fui um dos primeiros capixabas (olha, talvez até o primeiro) a fazer um site com dados sobre nosso futebol, elencando todos os campeonatos, campeões, participantes, etc, e disponibilizando essas informações na rede mundial. Isso foi no ano de 2000; meu site recebia e-mails todos os dias, com perguntas e/ou elogios. Minha intenção era apenas a de colocar os dados lá, disponíveis para todos que quisessem. O site tinha o nome de "Futebol Capixaba", e ficava hospedado no antigo Geocities.com. Lembro que na época tive que cadastrar o site no portal de buscas "Cadê", que era o que todos por aqui usavam naqueles tempos. Uns poucos meses depois, "meus dados" já estavam sendo usados em vááááários sites que tratavam do futebol capixaba. Inclusive em alguns "profissionais"; deixei de atualizá-lo, então, até que ele "sumiu no ar" quando o Geocities fez sua primeira "limpeza".

Até hoje o meu nome está, inclusive, elencado dentre os que colaboraram com dados para o site do Cachoeiro Futebol Clube. Salvo engano, foi em 2002 quando forneci algumas poucas informações à Lucimar Fernandes Machado, um dos que eram os responsáveis pelo soerguimento do clube cachoeirense. Foi o único que me prestou reconhecimento, nominalmente, e por isso fiquei muito orgulhoso e honrado - nesse mundo WWW, muitos copiam e poucos dão os créditos à quem confeccionou. Alguns chegaram até a me perguntar, via e-mail: "o que você é? jornalista? dirigente?"; quando eu respondia "estudante universitário", davam-se por satisfeitos e copiavam as infos sem dar o menor crédito... apesar de eu não ligar à ponto de querer processar alguém por plágio, isso certamente me desestimulou, na época, a continuar desenvolvendo e atualizando o site. Afinal, gradativamente chegavam os "profissionais" na rede, enriquecendo a Web de informações mais atualizadas e com sites mais dinâmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário