segunda-feira, 31 de maio de 2010

Futebol e História - III - Cachoeiro de Itapemirim

Após escrever o "Futebol e História - I" e o "Futebol e História II", vamos agora falar um pouquinho sobre aquela informação que passei à Lucimar Fernandes Machado em 2002. Embora tenha ele sido a única pessoa que me creditou como fonte, no site do Cachoeiro Futebol Clube, o dado que encaminhei foi muito sucinto, e basicamente é o que está no seguinte texto abaixo:

"A primeira partida realizada entre ambos os clubes [Cachoeiro e Estrela] ocorreu no mês de abril de 1916 e o resultado foi 0 a 0".

Naquela época, tantos dados de pesquisas históricas por mim feitas tinham sido utilizados sem citar a fonte, que eu pensava sempre duas vezes antes de compartilhar algo que eu tinha "garimpado". Enviei então apenas o mês e ano, e o resultado, da primeira partida de futebol disputada entre o Cachoeiro FC e o Estrela do Norte FC.

Hoje, folheando um dos meus "caderninhos", achei a data específica da partida:
Domingo, dia 02 de abril de 1916;
Empate de 0 x 0, o primeiro jogo entre os dois clubes.

Ao lado segue uma anotação minha:
"Uma semana depois: novo 0 x 0 - anotar elencos outro dia".


Como pesquisei todos os jornais do Estado disponíveis no Arquivo Público referentes ao ano de 1916, por causa da "guerra civil capixaba" do mesmo ano (chamada hoje de "Revolta do Xandoca"), é bem provável que eu tenha a anotação dos nomes dos jogadores que disputaram essa partida em algum lugar, embora só possa eu afirmar após "re-garimpar" meus bagunçados arquivos. De todo modo, caso eu não tenha anotado, com a data fica muito mais fácil encontrar os dados.

Também é importante registrar uns dados curiosos, referentes ao nascente futebol cachoeirense. Cachoeiro FC e Estrela do Norte FC foram fundados, ambos, em janeiro de 1916. Mas, em 1915 e em 1916, antes da fundação dos clubes supra aludidos, já tínhamos partidas de futebol envolvendo clubes na cidade. Abaixo ficam registradas duas delas, disputadas entre Cachoeiro Sport Club e Paineiras Football Club, embora eu não possua o resultado das mesmas:
19/12/1915 e 02/01/1916

Esse Cachoeiro SC já não existia mais no início dos anos vinte, e é bem provável que, com a fundação do Cachoeiro FC e do Estrela do Norte FC em 1916, não tenha ele passado desse último ano, embora ainda me faltem subsídios para assim afirmar. Quanto ao Paineiras FC, parece ter mantido atividade somente até 1919. Fato é que em abril de 1924, quando foi fundado o Norte Cachoeirense Football Club, haviam em atividade na cidade de Cachoeiro de Itapemirim somente mais outros três clubes: o Sport Club Brasileiro, o Cachoeiro Football Club e o Estrela do Norte Football Club.

Gerson Moraes França

Nenhum comentário:

Postar um comentário