quarta-feira, 26 de maio de 2010

Folclore Político - Mimoso do Sul

O jornalista e político Sebastião Nery escreveu, a partir de 1973, vários volumes do livro intitulado "Folclore Político"; o último dos volumes (os quatro primeiros são datados de 1973, 1976, 1978 e 1982) , "Folclore Político - 1950 histórias", foi publicado em 2002. Na mesma linha, Cláudio Humberto Rosa e Silva, que inclusive afirma que coube à Nery a criação da expressão folclore político, escreveu o livro "Poder sem pudor: histórias de folclore, talento e veneno na política brasileira", publicado em 2001.

No quarto volume do livro de Nery, publicado em 1982, há relato de um episódio acontecido em uma sessão da Câmara Municipal de Mimoso do Sul. Esse acontecimento também está no livro de Nery publicado em 2002, além de também estar contemplado do livro de Rosa e Silva, de 2001.

Assim está narrado por Nery:
Na Câmara Municipal de Mimoso do Sul, Luiz Carlos da Silva, líder do PMDB, discutia com Jayme da Rocha Nogueira, líder do PDS, por causa do Prefeito Pedro Costa, também do PDS. Luiz Carlos atacava o líder do prefeito:
- V. Exa. é um teleguiado, sem personalidade. Só cumpre ordens.
- Sou líder. E o líder tem de dizer o que o Executivo pensa.
- Critico o comportamento de V. Exa., por ser um homem de recados, o robô do prefeito.
- Senhor vereador, até agora discutia com V. Exa. porque não me sentia agredido. Agora, V. Exa. vai ter de provar a esta Casa quando é que eu roubei do prefeito.
A sessão acabou.
Rosa e Silva narrou como se segue:
O vereador "roba"
- Você é um teleguiado, um pau-mandado!... - acusou o vereador Luiz Carlos da Silva (PMDB), num bate-boca com o líder do prefeito de Mimoso do Sul (ES) na Câmara Municipal, Jayme Nogueira (PDS).
- Líder tem que dizer o que o Executivo pensa - defendeu-se Nogueira.
- ... um robô do prefeito - insistiu o adversário.
- O quêêêê?! - queimou-se o líder - agora você me ofendeu e vai ter que provar o que eu roubei do prefeito!
Encontramos na web algumas variações dessa história, todas na mesma vertente, como a que se segue:
O Vereador "Robô"
Os vereadores Luiz Carlos da Silva e Jayme Nogueira batiam boca, na Câmara Municipal de Mimoso do Sul (ES). Oposicionista, Silva acusava Nogueira, líder da bancada do governo, de ser apenas “um homem de recados” do prefeito. A discussão transcorria civilizadamente até quando Luís Carlos o chamou de “robô do prefeito”. Jaime se queimou:
– Até este momento eu não me sentia ofendido, mas agora V. Exa. vai ter que provar quando é que eu roubei o prefeito!

BIOGRAFIAS

Jayme da Rocha Nogueira foi Vereador em Mimoso do Sul em seis legislaturas. Foi eleito em 1958, 1966, 1970, 1972, 1976 e 1982. Foi o mais votado nas eleições de 1970, e era o edil mais idoso nas legislaturas de 77/82 e 83/88; faleceu no exercício do mandato durante essa última legislatura, em 1986. De espírito combativo, protagonizou várias discussões políticas de grande importância e expressão. Após seu falecimento, foi homenageado pela Câmara Municipal, que deu o seu nome ao Plenário da Casa, Plenário este que foi palco para o exercício de suas palavras.

Luiz Carlos da Silva foi eleito Vereador em Mimoso do Sul em 1976 e 1982. Foi o edil mais votado nas eleições de 1982. Também de espírito combativo, foi umas das vozes mais ativas no Plenário da Câmara. Por sua posição firme, foi perseguido, e quase teve o mandato cassado em 1979, quando exercia ativamente a liderança da oposição. Foi Secretário municipal entre 1993 e 1996. Atuando sempre na luta pela defesa dos interesses dos proprietários, lavradores ou criadores, atualmente é o Presidente do Sindicato Rural de Mimoso do Sul.

A rivalidade entre ambos foi mais do que folclórica; foi histórica. Fruto das posições que ocupavam: um era o líder da ARENA, depois PDS, e o outro era o líder do MDB, depois PMDB.

Continua mais tarde, em EDIT.

6 comentários:

  1. Christiane Martins Brito26 de maio de 2010 às 14:35

    Gerson,
    Tomei conhecimento do seu blog somente hoje, ja li todos os posts desde o início, adorei tudo o que li.
    Beijos
    Christiane Brito

    ResponderExcluir
  2. Tens jeito pa coisa tens. So me atrevi a comentar hoje. Irei seguir o teu blog!

    ResponderExcluir
  3. Ai Gerson, vou mandar pra ele!
    Mas como vc consegue essas relíquias??
    Adoro suas estórias!
    Bj,
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Christiane e Secretgod!
    Paulinha, pesquisei muuuuuuito, em vários livros e fontes...! =)
    Tudo o que eu encontrava sobre Mimoso, eu guardava, e ainda mantenho guardado nos meus arquivos pessoais.
    Abração a todos!
    Gerson

    ResponderExcluir
  5. Gerson,

    Parabéns ! Vc é um historiador de alta patente ! Sobre o John William Breen Jr.,ex-Peace Corps,dele fui amigo e correspondente até há 10 anos passados.Creio que morreu.Tenho dificuldades em acreditar que tivesse sido - an american spy - Go ahead ! Cordialmente,Gilberto Braga Machado
    PS.Crispim Braga,paulista de Taubaté - meu avô - foi o primeiro a possuir um automóvel Ford nessa altiva cidade de Mimoso do Sul !

    ResponderExcluir
  6. Olá Gilberto!
    Muito obrigado pelas palavras de elogio!
    Nossa, que legal saber que você mantinha contato com o John! Você ainda tem, contigo, essas correspondências?
    Bom, quanto ao Ford; tinha eu dúvidas quem teria sido o primeiro proprietário de um veículo automotor em Mimoso: se o Crispim, ou se o Talyule; mas, vindo de você a informação atestatória, então sedimentada está a resposta! =)
    Um grande abraço,
    Gerson

    ResponderExcluir