domingo, 3 de outubro de 2010

O Início da História de Mimoso do Sul

Em cima e à esquerda, a casa que servia de sede da Fazenda Mimozo. No centro, o terreiro para secar café. Embaixo, outras edificações do complexo da fazenda. A antiga sede não existe mais.


Quem já procurou ler, com algum pormenor, os tempos primeiros da história de Mimoso do Sul, já se deparou com esse texto:

"A sede atual, sua história nasce no dia 11 de outubro de 1852. Quando o Capitão Pedro Ferreira da Silva compra de José Lopes Diniz em Campos —RJ, junto ao tabelião José Francisco Correa, a Fazenda do Vale Mimozo (da Fazenda Palestina até o Porto da Limeira)". [texto de autoria de Rosângela Guarçoni]

Sempre tive muita curiosidade para saber algumas coisas sobre esse evento acima descrito. Quais foram as motivações que levaram o capitão Pedro Ferreira a sair lá de Oliveira/MG e vir ter à região da mata do sul do Espírito Santo? Quem foi José Lopes Diniz que, afinal, teria chegado antes de Pedro Ferreira, uma vez que vendeu as terras para este? Muitas interrogações!

O fato cru, em si, não me deixava satisfeito. Então, "garimpei" algumas informações, no decorrer desses anos de pesquisa sobre a história local mimosense. E aqui colocarei um pouco do que consegui encontrar. Só não citarei, ainda, as fontes, porque quero um dia publicar algo sobre isso, impresso. Na obra estarão elencadas todas as fontes. E apenas para título de informação: nenhum dos documentos que me serviram de fonte foram encontrados em Mimoso do Sul.


CAPITÃO PEDRO FERREIRA DA SILVA

Pedro Ferreira da Silva nasceu no então arraial de Nossa Senhora da Oliveira, atualmente municípo de Oliveira, em Minas Gerais, no dia 30 de novembro do ano de 1816, filho de Pedro Luiz Ferreira e Felizarda Rosa Ribeiro da Silva. Seu pai, natural da Ilha Terceira, nos Açores, foi Alferes e grande proprietário de terras em Oliveira. Sua mãe era filha do capitão José Ribeiro de Oliveira e Silva, que esteve em Goiás, minerando ouro, antes de se fixar no arraial surgido no caminho conhecido como "picada de Goiás", onde os viajantes pousavam.

Em 1842, estoura em Minas Gerais a rebelião conhecida atualmente como "revolução liberal". Em Oliveira, já então vila e sede de Município, os insurgentes rapidamente dominam a situação. Pedro Ferreira e sua família ingressam nas hostes rebeldes. Derrotado o movimento e restabelecida a ordem, ainda no ano de 1842, Pedro Ferreira e seu irmão Bartholomeu estão entre os implicados na revolta. Em 1844, os participantes do movimento são todos anistiados pelo Imperador. Mas as perseguições por parte de alguns dos vencedores acabam por fazer Pedro Ferreira tomar a decisão de ir embora de Oliveira.

Na esteira dos fatos, um conflito familiar acaba por sedimentar essa decisão. Pedro e seu irmão Bartholomeu se desentendem por questões patrimoniais. E tomam rumos diferentes. Bartholomeu adquire terras na região do atual triângulo mineiro, e Pedro compra terras no "rio Muquy do Itabapuanna", adquiridas junto à um posseiro. Só viriam fazer as pazes muitos anos depois.

Ao que parece, Pedro Ferreira da Silva tomou posse de suas novas terras e formou sua fazenda entre abril de 1854 e fereveiro de 1856. Na primeira data citada, há relato de que escravos de seu sobrinho estavam sendo deslocados de Oliveira para o Itabapoana. E na última data há documento que prova que o capitão Pedro Ferreira já estava estabelecido com seus escravos em suas novas terras no Espírito Santo. Em 1857, com a criação do "Districto Policial da Barra do Muqui" e do "Districto de Paz do Caxoeiro do Itabapuanna", o capitão Pedro Ferreira da Silva foi nomeado em maio/57 para o cargo de Subdelegado, sendo a primeira autoridade estatal da região.
.
As terras de Pedro Ferreira eram muitas, e no começo este ficou estabelecido mais próximo ao Itabapoana. Foi apenas em 1858 que a região onde hoje está a cidade de Mimoso do Sul foi aberta como fazenda. Na ocasião, estava sendo contruída a primeira estrada ligando Cachoeiro do Itapemirim ao Cachoeiro do Itabapoana. Nesse ano, já com a picada toda terminada e com boa parte do caminho "prestando trânsito", o capitão Pedro Ferreira iniciou a exploração da que se tornaria sua principal propriedade: a Fazenda Mimozo. Era justamente nesse ponto que foi construída a primeira ponte sobre o rio Muqui do Sul, de passagem obrigatória para os que transitavam pela estrada. Em 1859, ao que tudo indica, já estava morando na sua nova sede, embora a grande edificação que serviria de sede da fazenda, por muitos anos, fosse concluída somente por volta de 1870.

Já sobre o mateiro José Lopes Diniz, que vendeu as suas posses para o capitão Pedro Ferreira da Silva em 1852, vou falar num próximo post; o presente acabou ficando grande demais.
.
.
Gerson Moraes França

3 comentários:

  1. Qual o primeiro prefeito de Mimoso do Sul?

    ResponderExcluir
  2. Resumindo: Qual o nome do primeiro PREFEITO de Mimoso Do Sul?

    ResponderExcluir
  3. Olá senhor Anônimo! =)
    O primeiro Prefeito de Mimoso do Sul, que na época se chamava João Pessoa, foi o sr. Pedro José Vieira, nomeado pelo Interventor federal no Estado em 1930. Pedro José Vieira também foi o primeiro Prefeito eleito de João Pessoa (Mimoso) em 1935. Antes de Pedro Vieira tivemos um outro Prefeito, nomeado pelo comando revolucionário que atuava no sul do Estado, e que ficou apenas pouco mais de um mês no cargo.

    ResponderExcluir