terça-feira, 26 de outubro de 2010

Foto Aérea do Sítio de Limeira do Itabapoana

Abaixo segue uma foto aérea do sítio aonde outrora erguia-se o Povoado de Limeira de Itabapoana. Tem tempo que quero postar essa foto, que foi retirada do Google Earth. A imagem é de 2010. Na parte norte, a margem espírito-santense; ao sul, a margem fluminense. Se quiser ampliar a imagem, basta clicar na mesma.


Podemos ver o começo das cachoeiras do Itabapoana ao lado esquerdo da foto. Na grande "meia lua" da margem direita (sul), ficava o Povoado de Limeira. Dá para ver, perto do rio, uma das ruínas escavadas pelos arqueólogos; outras não estão visíveis porque a grama já as cobriu em parte, ou porque estão embaixo de árvores. Por toda a extenção do sítio, quando lá estive, achavam-se espalhados restos de edificações, pedras de alicerces, tijolos, telhas e cerâmica.
.
Do lado direito da foto, na margem esquerda (norte), podemos observar a pequena "esplanada" onde ficava a Limeira espírito-santense. Embora esse terreno tenha sido "varrido" por tratores, ainda existem alguns restos de fundação por lá. Quando lá estive, havia muitos cacos de cerâmica, tijolos e telhas na borda do rio; segundo informações dos locais, isso decorre do fato de tratores terem "empurrado a tralha" até ali, para "liberar o terreno".
.
.
Gerson Moraes França

4 comentários:

  1. Gostaria de saber que vila é aquela que existe as margens do Rio próximo a Limeira , e se eles tem alguma ligação com o povoado de Limeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! De que vila você fala, especificamente? Se for uma vila na margem norte, abaixo da atual represa, é um pequeno povoado de pescadores. Sua origem é relativamente recente. Abração!

      Excluir
    2. Exatamente, eu cheguei até ali mais fui informado que ali moram somente parentes e que aquela área é particular então não pude seguir até o ponto da foto que você postou, segui pela estrada que leva até a BR, e tentei entrar mais a frente quando novamente fui informado por uma pessoa que ali é área particular e não poderia seguir por ali até a Vila Da Limeira, o estranho é que fui informado por uma rapaz que saia da entrada do areal que eu poderia entrar neste ponto e seguir até o local onde existiu a Vila Da Limeira sem problemas mais fui barrado, é como se não quisessem que ninguém fosse lá!

      Excluir
  2. Preocupante. Sem politica publica que valorize a historia a tendemcia é que tudo caia no esquecimento.

    ResponderExcluir