terça-feira, 15 de junho de 2010

Construindo Mitos Fictícios - Parte 1

Na última quarta-feira, dia 09 de junho, o BLOG completou seis meses na web. Neste mesmo dia, estive na Biblioteca Pública Estadual para o evento de lançamento do novo livro de Fernando Achiamé: "O Espírito Santo na Era Vargas (1930-1937)". Interessado que sou na Revolução de Trinta - tenho grande pesquisa feita sobre a época, só faltando ainda escrever meu trabalho para publicá-lo um dia -, não poderia eu perder esse evento.
.
Quebrado que estou, pois ainda me encontro desempregado, fui presenteado com um exemplar da obra; um amigo conhecido lá mesmo, chamado Marcelo Augusto Della, foi quem me fez o favor. Obviamente que peguei seu número de conta de banco para, assim que puder, depositar os 25 reais que custou o livro. Após, entramos na fila para colher o autógrafo do autor.
.
Fernando Achiamé, ao autografar meu exemplar, olhou sorridente para mim e disse: "eu lhe conheço; já lhe vi, só não me lembro onde". E já tinha me visto mesmo, só não me recordo se na Biblioteca Estadual ou se no Arquivo Público - eu já o havia visto pesquisando, quando eu ia praticamente todos os dias nesses locais, e em uma ocasião conversei rapidamente com ele sobre triviais assuntos de história.
.
Respondi: "bom, eu lhe conheço!" - afinal, quem é que gosta de história no Estado que não conhece o Fernando Achiamé? Conversamos muito rapidamente, enquanto ele autografava na contracapa do livro: "Para Gerson, que um dia estará assinando uma obra historiográfica". Fui embora por volta das 21:30 horas; Achiamé, que chegou na Biblioteca às 19 horas, ficou lá autografando até depois das 22 horas.
.
Ao chegar em casa, iniciei a leitura. Li todo o livro, de 368 páginas, em dois dias. Devorei-o. Estou hoje fazendo a segunda leitura, mais pausadamente, estando já pela metade. Certamente vou ler esse livro muitas e muitas vezes ainda - como já fiz com várias obras de cunho historiográfico que merecem estar na galeria dos livros excelentes.
.
Continua no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário