domingo, 20 de junho de 2010

Construindo Mitos Fictícios - Final

Para finalizar.
.
Quando iniciei minhas pesquisas sobre Mimoso e São Pedro em fontes primárias, em 1997, logo comecei a notar que o que eu havia aprendido sobre a história da "mudança da Comarca" em 1930 não era exatamente como posto pela historiografia local. E, quanto mais eu pesquisava, mais ficava claro que os "fatos oficiais" da década de 1990 não correspondiam aos "fatos verdadeiros" de 1930.
.
Os "construtores" dessa "nova versão subvertida" da história ainda estão vivos e atuantes, e por isso é mais difícil e delicado tratar dessa matéria. Como disse eu em post anterior, não é minha intenção ferir egos ou desmerecer o trabalho de ninguém; quero apenas registrar os fatos tais como realmente ocorreram.
.
Certa vez, quando eu estava com 22 anos, mostrei à um historiador local alguns dos documentos que eu havia "garimpado"; eu estava entusiasmado pelos achados, e esperava uma reação também entusiasmada - afinal, acreditava eu que um historiador gostaria de conhecer os fatos, e acertar as lacunas e erros de nossa história. Qual foi minha surpresa quando a pessoa, olhando para os documentos, fechou séria a cara, e em tom meio contrariado disse:
"- Mas, vem cá; o que você pretende com isso?"
Eu respondi de forma simples, um tanto constrangido:
"- Escrever um livro."
.
Foi o suficiente para eu nunca ser convidado, por essa pessoa, para participar de algum evento cultural em Mimoso do Sul. Em todos que fui, entrei de "bicão".

2 comentários:

  1. Talvez você tenha lido o livro "São Pedro do Itabapoana: memória e identidade sul capixaba", de Marcelo Pedrosa Pereira. Ele trata disso.

    ResponderExcluir
  2. Olá Khello!
    Sim, eu li o livro do Marcelo Pedrosa; muito bom trabalho, por sinal.
    Grande abraço,
    Gerson

    ResponderExcluir