terça-feira, 12 de novembro de 2013

Projetos Pessoais

Reiniciando projetos pessoais. Assim está meu espírito no dia de hoje.

Ao iniciar a faculdade de História pela UFES, meu tempo para pesquisa diminuiu; sem falar no meu tempo para escrever. Os reflexos foram sentidos diretamente no meu BLOG. Afinal, tenho que pesquisar e escrever sobre as matérias que estou cursando na universidade.

Nesse meio tempo, envolvi-me com outros três projetos. Usava meu "tempo livre" para "dar conta". O primeiro, que durou apenas alguns poucos meses, foi com historiador Fernando Achiamé. O segundo, que durou até o dia de hoje (e que, por isso, aqui venho escrever e registrar), foi com a memorialista e escritora Sandra Cirillo. O terceiro, que ainda está em andamento, é o projeto de minha iniciação científica, com o professor Luiz Claudio Ribeiro. Este último, porém, é parte de minha vida acadêmica e, como tal, encaro como parte de minha formação profissional.

Pesquiso a história do Espírito Santo e, em especial, a do sul do Estado, há quase quinze anos. Reuni muito material que, agora, preciso transformar em obras. Afinal, de nada adiantará tanta pesquisa se eu não confeccionar algo sobre elas.

O BLOG ajuda a colocar parte dos resultados das pesquisas, em forma de pequenos e médios artigos. Mas, na verdade, preciso escrever livros. Obras mais extensas, com sentenças e conclusões.

Tenho vários projetos pessoais, alguns em estágio bem avançado. Uns já iniciei os escritos; outros já terminei as pesquisas. Infelizmente (coisa de geminiano, talvez), tenho a mania de me envolver em mais de um projeto ao mesmo tempo. Mas, como disse mais acima, meu envolvimento com a faculdade e com projetos outros fez com que eu brecasse a confecção de meus trabalhos.

Abaixo falo um pouco sobre cada um deles.

O meu primeiro projeto pessoal de pesquisa foi sobre a Revolução de 1930 e a mudança da Comarca e sede municipal de São Pedro do Itabapoana para o então distrito de Mimoso. Esse projeto já está com a pesquisa terminada, e já iniciei a confecção dos escritos. Há muita informação nova, inédita, e que irá mudar a concepção até hoje arraigada pelos trabalhos historiográficos que abordam o tema.

Outro projeto, que se desenvolveu a partir do primeiro, é sobre a Revolução de 1930 no Estado do Espírito Santo. Esse projeto ainda está em andamento no que toca as pesquisas, principalmente depois que a internet abriu novas possibilidades de "garimpar" fontes. Mas as conclusões e sentenças já estão terminadas, faltando agora escrever sobre elas. Em minha opinião, a obra, se concluída, contribuirá bastante sobre os acontecimentos específicos da época no Estado.

Um outro projeto é sobre a ocupação do sul do Estado, em especial a ocupação do vale do médio Itabapoana, pelos "colonizadores", ou "pioneiros", conforme queiram. Acaba sendo uma obra de resgate, considerando que muitos dos fatos do processo de ocupação foram esquecidos. Serve também para desfazer mitos e reconstruir sentenças. Será uma obra interessante, se também for concluída um dia.

É claro que, me dedicando ao processo de ocupação do médio Itabapoana, bem como à mudança da Comarca para a atual Mimoso do Sul, enveredei-me por pesquisar a história geral desse torrão. E daí nasceu outro projeto, que é a da confecção de uma "história geral" de Mimoso do Sul. A intenção é fazer uma obra leve, até porque o tema é muito amplo. Quiçá, fazer algo que possa ser utilizado pelas escolas, seja como obra didática, seja como fonte de pesquisa.

Esses são meus principais projetos pessoais. É claro que, como pesquisador apaixonado e inveterado, pesquiso temas muito mais diversos sobre o Espírito Santo. O início da colonização do Espírito Santo, o seu "desenvolvimento" com o passar dos séculos, etc. Mas esses temas não seriam suficientes, no meu entender, para produzir uma obra maior; artigos seriam suficientes.

Bom, é isso aí. Mais uma vez, escrevi sem corrigir. Erros de concordância, de português ou de digitação certamente passarão.

Gerson Moraes França

Um comentário: