domingo, 6 de novembro de 2016

Vinte Anos de Pesquisa

Não me lembro exatamente quando foi. Desde que me entendo por gente, sempre fui apaixonado por história. Já nos primeiros anos do ensino fundamental, lembro-me de incluir, dentre a lista dos livros que deveriam ser comprados para o ano letivo, um exemplar de Atlas Histórico, ou algo do gênero como um Mapa-Mundi ou um Globo Terrestre para me localizar melhor.

Essa paixão foi aumentando. Depois disso vieram a aquisição de Enciclopédias. Do meu contato com a Conhecer e a Barsa iniciou-se a paixão, também, pela pesquisa da história. Ainda coisa de criança. As revistas do Astérix - as quais, por sinal, eu possuía a coleção completa - só aumentaram essa coisa que comecei a considerar como sendo uma espécie de "dom".

Nessa época de criança, minhas leituras ficavam adstritas às histórias mais difundidas, como Roma antiga, partes da Idade Média européia, as Guerras Mundiais, Egito e Mesopotâmia, essas coisas. Residualmente, história do Brasil colonial, América pré-Colombiana, com pitadinhas de China e Índia. Enfim, com o passar dos anos, fui aumentando o meu conhecimento sobre a história de todos os lugares que eu pude encontrar algo para ler.

Em algum momento do início da década de 1990, brotou em mim o interesse por conhecer e estudar a história do Espírito Santo. Tão antigo quanto o restante do Brasil, apaixonei-me, também, pela nossa história regional. Daí comecei, novamente, um novo "ciclo" de leituras e de procura de materiais onde eu pudesse encontrar algo. Eram tempos que a Internet ainda engatinhava, e o acesso à matéria só podia ser feito indo às Bibliotecas e adquirindo algumas obras nas Livrarias.

E aí veio o ano de 1996. Como disse quando abri esse texto, não me lembro exatamente quando foi. Só me lembro que foi depois das eleições municipais daquele ano, que em Mimoso do Sul deram a vitória ao "nosso candidato" para prefeito à época, Ronan Rangel. Foi em algum momento de fins desse ano que despertei o interesse por conhecer e estudar a história de Mimoso do Sul. Eu não conhecia nenhuma obra, nenhum escrito, nenhum trabalho sobre a história local mimosense. Mãos à obra: comecei a garimpar tudo que podia.

Aproximei-me de pessoas que tinham a mesma paixão e que já pesquisavam nossa história: Rosângela Guarçoni, Dr Pedro Antônio de Souza, dentre outros. Residindo em Vitória, iniciei minha pesquisa sobre a história de Mimoso do Sul. Na época, meu foco principal era a "Tomada da Comarca" em 1930. Fucei bibliotecas e arquivos; entrevistei pessoas e visitei lugares. Daí em diante, nunca mais parei.

E assim, em fins desse ano de 2016, faz vinte anos que pesquiso a história de Mimoso do Sul e de São Pedro do Itabapoana, bem como, subsidiariamente, a história do vale do Itabapoana, de Muqui e do sul do Estado do Espírito Santo em geral.

Embora eu, por vezes, escreva algo aqui no Blog sobre história mimosense, minha intenção inicial era produzir uma obra sobre a História de Mimoso. Acreditem, a tarefa não é fácil. Escrever pequenos textos sobre pequenos recortes temporais ou espaciais, ou sobre fatos específicos e bem situados, não é difícil. Mas escrever uma obra geral demanda muito tempo e critério.

Assim, pensei em modificar o modo de executar meu sonho. Ao invés de uma obra, pensei em começar a colocar, na Internet, seja num Blog ou algum Site, as coisas que pesquisei. Desde fontes primárias, até as conclusões que cheguei. Guardar o conhecimento para si não faz sentido; é preciso difundi-lo. E, no mundo de hoje, qual a melhor forma de compartilhar o conhecimento? A resposta é fácil: colocando na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário