terça-feira, 21 de junho de 2016

Os Pontões de Conceição do Muqui

Pico dos Pontões - Fonte da foto: www.folhavitoria.com.br

No último dia 05 de junho, o atleta de wingsuit Fernando Brito faleceu após saltar da pedra da Gávea, no Rio de Janeiro. O lamentável fato causou comoção no meio esportivo e, também, foi lamentado em Mimoso do Sul, Espírito Santo. Isso porque, pouco tempo antes da tragédia, o atleta fez um salto e conseguiu passar pela fenda que separa os picos dos Pontões, ponto culminante do referido município. Sua façanha foi registrada em matéria que foi ao ar na televisão, permitindo-nos admirar os Pontões de ângulos nunca antes vistos. A reportagem, para quem quiser ver, pode ser acessada clicando-se no link que segue:
Fernando Brito e o pico dos Pontões

Os Pontões estão localizados no distrito de Conceição do Muqui, pertencente ao município de Mimoso do Sul. Chamada de "terra fria" pelas suas altas altitudes, Conceição é grande produtor de café. Sua sede, uma pequena vila de mesmo nome, é um dos mais antigos núcleos da região. Os Pontões receberam esse nome por causa de seus enormes picos pontiagudos, que projetam-se verticalmente formando grandes pontas. Sua altitude é, segundo as mais recentes medições, cerca de 1.400 metros acima do nível do mar.

Sua imponência foi notada já na década de 1840, ainda quando a região estava sendo explorada e povoada; um mapa de 1847, confeccionado entre os anos de 1843 e 1844, já sinalizava a presença dos Pontões, e já com esse nome. Em 1885, um presidente da então Província do Espírito Santo esteve em visita à localidade, chamando os picos de "Línguas de Pedra"; mas sua designação ilustrada não eclipsou o já tradicional e antigo nome, que perdura até os dias atuais: Pontões do Muqui ou, simplesmente, Pontões. A importância dada pelo município de Mimoso do Sul ao seu ponto culminante é retratada em seu brasão e em sua bandeira, que adotaram os Pontões como figura central.

As primeiras tentativas documentadas de se conquistar os picos dos Pontões, escalando-os, foram realizada em 1957, após explorações técnicas realizadas em 1955. O primeiro dos pontões foi conquistado em 14 de julho de 1957. Mas as conquistas do segundo e terceiro dos pontões não foram levadas adiante. Uma tentativa de se conquistar os pontões restantes foi realizada em julho de 1958; sem sucesso, após nove dias interruptos de chuva. Foi somente em 18 de julho de 2005, quase cinquenta anos depois, que uma equipe conseguiu, pela primeira vez, escalar e conquistar os três pontões.


A conquista dos Pontões, em 2005, com sua rota.
Fonte da foto: "A Conquista - Uma estória de aventura", disponível em www.facebook.com

Por: Gerson Moraes França

Um comentário: