segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Fontes para a História do Espírito Santo

Fontes para a História do Espírito Santo

Há alguns anos que eu tenho o hábito de compilar manualmente (vulgo copiar, ou transcrever), com caneta ou lápis, no papel ou caderno que estiver a minha disposição, as fontes que encontro sobre a história do nosso Espírito Santo. Faço isso desde a época que eu passava os dias pesquisando os microfilmes e jornais no Arquivo Público ou na Biblioteca Pública do Estado; naquele tempo não podíamos fazer cópias xerox, e não havia ainda as câmeras digitais. A pesquisa era complementada pela atividade obrigatória de copiar e/ou fichar o material. Apesar da digitalização dos arquivos e da possibilidade de fazermos fotos digitais das fontes, mantive esse costume. Quando encontro algo que entendo relevante, mesmo nos arquivos digitais dos dias atuais, não apenas salvo no HD: lá vou eu copiar no papel. Assim, acumulei algumas pastas e outras tantas pilhas de papéis manuscritos.

Vez em quando eu pego algum calhamaço para procurar algo que estou pesquisando, ou apenas para rever o que compilei. Nessas férias de verão, peguei uma dessas pilhas de papéis e levei comigo para o litoral (atualmente moro no interior), deixando-a dentro de uma mochila. E hoje, quando fui vê-los, percebi que estavam úmidos; não sei como, mas entrou água dentro da mochila, molhando a parte inferior da pilha. O resultado é que algumas das fontes que compilei ficaram borradas e, por sorte, o estrago foi pequeno. Mas esse fato me alertou: preciso salvaguardá-las de todas as formas que eu puder. Assim, pensei em começar a transcrever aqui no BLOG essas fontes que disponho (as que eu conseguir ou entender serem interessantes de aqui serem colocadas). Coloco o tema no tópico ou título, e faço a transcrição; como podemos editar o BLOG, posso ir alimentando o tópico com o passar do tempo, inclusive com comentários meus.

Então, assim farei no próximo post, com o texto de uma das folhas que molhou bem e que trata da antiga Alfândega do Espírito Santo. Abração a todos e todas!

Gerson Moraes França


Nenhum comentário:

Postar um comentário