Esse post é apenas uma reflexão.
Todos nós ouvimos, alguma vez, alguém menosprezar o nosso Estado do Espírito Santo; até mesmo alguns capixabas fazem isso... somos um Estado pequeno, encravado no Sudeste e cercado por Estados maiores e mais "poderosos". Temos pouco "peso".
Eu digo: o Espírito Santo é um vencedor!
Apesar de pequenos, mantemos nossa autonomia política, e somos ente da Federação. O Espírito Santo possui governo próprio, gerido pelos capixabas. Enquanto existem uma série de movimentos regionais pela transformação de nacos de alguns Estados em novas unidades federativas, nós somos autônomos. O Triângulo Mineiro não se governa (ainda)...
Vejam: de todas as primitivas Capitanias entre a Bahia e o Rio de Janeiro, o Espírito Santo foi a única que subsistiu. Salvador e Rio de Janeiro foram cidades fundadas pelo "Poder Real", e eclipsaram todas as Capitanias entre ambas. Só sobramos nós; Ilhéus e Porto Seguro foram anexadas à Bahia, e São Tomé (depois Paraíba do Sul) foi anexada ao Rio de Janeiro. No meio desses "gigantes" financiados pelo Tesouro real, o Espírito Santo conseguiu manter sua posição.
Chegamos a ter nossa autonomia administrativa ameaçada. Apesar de termos mantido Campos dos Goitacases durante certo tempo sob a subordinação de nossa Ouvidoria, o Espírito Santo era subordinado administrativamente à Bahia. A cidade de São Mateus, inclusive, foi durante muito tempo parte da Ouvidoria de Porto Seguro (que detinha jurisdiçao até o rio Doce!), só sendo reintegrada ao Espírito Santo quando da independência do Brasil. Os mineiros expandiram-se pelo sertão e, se dependesse deles, teriam chegado ao mar...
Os historiadores mais antigos, inclusive, creditam a autonomia da Província do Espírito Santo ao fato de nossas Câmaras Municipais terem aceitado a independência, enquanto na Bahia houve resistência e guerra. Mantivemos nossa posição, e ainda "reganhamos" São Mateus.
Perdemos o Mucuri, mas compensamos com um naco entre o Itapemirim e o Itabapoana. Perdemos boa parte do sertão que poderia ser nosso, caso o tivéssemos ocupado antes dos mineiros; mas ao menos "freiamos" as aspirações de Minas Gerais nas escadinhas do rio Doce, no pedaço entre o rio Preto (Itabapoana) e o Veado, no Guandu e no noroeste capixaba (onde os mineiros conseguiram nos roubar pedaços além da serra dos aimorés).
Somos pequenos, mas somos nós quem nos governamos!
Gerson Moraes França
Uhau! Achei superinteressante essa matéria! Sempre quis achar alguém que enaltecesse nosso estado! Também considero o Espírito Santo vencedor! Gostaria muito de ter acesso mais a ssuntos assim! Trabalho com jóias, e busco temas que valorizam minhas raízes para desenvolver essa arte. Parabéns, e valeu pela inspiração!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário! Fico feliz!
ResponderExcluirUm grande abraço,
Gerson