terça-feira, 26 de outubro de 2010

Foto Aérea do Sítio de Limeira do Itabapoana

Abaixo segue uma foto aérea do sítio aonde outrora erguia-se o Povoado de Limeira de Itabapoana. Tem tempo que quero postar essa foto, que foi retirada do Google Earth. A imagem é de 2010. Na parte norte, a margem espírito-santense; ao sul, a margem fluminense. Se quiser ampliar a imagem, basta clicar na mesma.


Podemos ver o começo das cachoeiras do Itabapoana ao lado esquerdo da foto. Na grande "meia lua" da margem direita (sul), ficava o Povoado de Limeira. Dá para ver, perto do rio, uma das ruínas escavadas pelos arqueólogos; outras não estão visíveis porque a grama já as cobriu em parte, ou porque estão embaixo de árvores. Por toda a extenção do sítio, quando lá estive, achavam-se espalhados restos de edificações, pedras de alicerces, tijolos, telhas e cerâmica.
.
Do lado direito da foto, na margem esquerda (norte), podemos observar a pequena "esplanada" onde ficava a Limeira espírito-santense. Embora esse terreno tenha sido "varrido" por tratores, ainda existem alguns restos de fundação por lá. Quando lá estive, havia muitos cacos de cerâmica, tijolos e telhas na borda do rio; segundo informações dos locais, isso decorre do fato de tratores terem "empurrado a tralha" até ali, para "liberar o terreno".
.
.
Gerson Moraes França

7 comentários:

  1. Gostaria de saber que vila é aquela que existe as margens do Rio próximo a Limeira , e se eles tem alguma ligação com o povoado de Limeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! De que vila você fala, especificamente? Se for uma vila na margem norte, abaixo da atual represa, é um pequeno povoado de pescadores. Sua origem é relativamente recente. Abração!

      Excluir
    2. Exatamente, eu cheguei até ali mais fui informado que ali moram somente parentes e que aquela área é particular então não pude seguir até o ponto da foto que você postou, segui pela estrada que leva até a BR, e tentei entrar mais a frente quando novamente fui informado por uma pessoa que ali é área particular e não poderia seguir por ali até a Vila Da Limeira, o estranho é que fui informado por uma rapaz que saia da entrada do areal que eu poderia entrar neste ponto e seguir até o local onde existiu a Vila Da Limeira sem problemas mais fui barrado, é como se não quisessem que ninguém fosse lá!

      Excluir
  2. Preocupante. Sem politica publica que valorize a historia a tendemcia é que tudo caia no esquecimento.

    ResponderExcluir
  3. Hoje está pior. Os resquícios do porto desapareceram no meio do mato. O cemitério então nem se fala. Absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma grande pena. Estive na Limeira em 2022 e no ano passado. Realmente, o mato tomou conta; mais ainda de quando estava sem "cuidados", antes da Hidroelétrica chegar. No ano passado, tivemos que abrir caminho no meio do matagal para conseguir chegar ao cemitério; Quase uma hora para singramos esse curto caminho.

      Excluir
    2. Tentei ir lá semana passada. Tudo fechado. Os donos das terras , os Martins( se nao me engano) fecharam tanto pelo acesso da antiga casa do Se Darci( que da atrás da pedra do Garrafao, como pelo acesso da igrejinha que sai na Limeira, alem de sair no Pião e na Fazenda Boa Sorte.

      Excluir